Imagem Publicação
A importância da Acuracidade e visibilidade dos Estoques.
22 fev 2017
Avaliação de Desempenho

Sabemos todos, que o equilíbrio atual das empresas se busca através da gestão de custos e despesas, sendo que o grande gerador de inconsistência financeira, está em função da gestão dos estoques, além de outros, em todos as etapas da cadeia. Hoje uma gestão voltada a resultados, é um diferencial, portanto ter controle sobre acuracidade de estoque, é um fator importante, e a busca pela assertividade, deve ser constante, pois não somente focamos na gestão de custos, mas também devemos ter foco no atendimento ao cliente, não somente deixando esta dependência para área de produção. Se buscarmos uma gestão dos estoques assertivas, toda a gestão de ponto de pedido e ponto de ressuprimento, deve ser gerenciada pelo gestor de estoque, tendo como indicador importante para atendimento ao cliente, OTIF, ou seja, satisfação em sua plenitude.

Quando aplicamos técnicas de gestão, com foco na acuracidade, uma informação muito importante a visão da demanda, a visão político-econômica, a visão da sazonalidade de cada produto, enfim, um bom gestor de estoque, deve estar alinhado as informações nos ambientes internos e externos das organizações. Fazer uma gestão com foco no resultado da acuracidade dos inventários rotativos, na atualidade é um diferencial extremamente competitivo para qualquer organização.

O inventário rotativo, ou cíclico, deve ser uma pratica habitual, pois estaremos sempre atualizados e com visibilidade do estoque apurada, garantindo assim o bom desempenho da produção, no sentido de atendimento aos estoques, assim como garantir o bom atendimento ao cliente.

 

Breno Arruda

Ver todas as publicações